A Família Boscardim foi uma das pioneiras, ainda no século XIX, a imigrar ao Brasil trazendo costumes e seus atributos produtivos. Foram os responsáveis por introduzir os moinhos mecânicos para moagem de produtos, especialmente a farinha de milho branco, cujas sementes vieram com eles da Itália para o Brasil.
Nesta história, tudo une-se no nome Bertilla Boscardin: a Santa, que em 2022 terá celebrado seu aniversário de falecimento no Brasil e na Itália; e a curitibana, nascida na Casa dos Gerânios, memória viva da imigração italiana em Santa Felicidade nestes mais de 140 anos de experiência étnica mútua entre Brasil e Itália.
A Coleção de Livros ‘Casa dos Gerânios’ prevê a publicação da obra inédita ‘Casa dos Gerânios’ e a reedição de ‘Bertilla Boscardin, a Santa da família: genealogia da Família Boscardin’.
Casa Dos Gerânios
Autoria de Ricardo Hubner
Desenvolvida e escrita por Ricardo Hubner a partir do relato de Bertilla Boscardim, representante da família que construiu a Casa dos Gerânios, em Santa Felicidade.
Bertilla fala sobre o processo migratório, a assimilação cultural recíproca, da vida em Curitiba no século XX, das práticas sociais da população, envolvendo aspectos de trabalho e alimentação, entre outros.
Bertilla Boscardin, A Santa Da Família: Genealogia Da Família Boscardin
Autoria de Psycheé Therezinha Torres
Co-autoria de Paulo Antônio Veríssimo Ribeiro
A obra reúne dados e informações sobre os descendentes diretos da Família, desde aqueles que conheceram a Santa Bertilla Boscardin, até os que cruzaram o Oceano Atlântico no século XIX, em busca de novas oportunidades. A coragem destes pioneiros criou a ponte entre o Brasil e Itália.
Projeto:
Coleção de Livros Casa dos Gerânios
A imigração italiana em Santa Felicidade celebra neste 2022 seus 144 anos, marcando definitivamente as relações de ligação entre os povos europeus e americanos, brasileiros e italianos. Esta ponte étnica está presente em nosso cotidiano, na língua, tradições, genealogias e finalmente na paisagem cultural, como a Casa dos Gerânios, que representa a marca italiana no território curitibano, posicionada no caminho de união do bairro ao centro da cidade, onde os grupos humanos foram se miscigenando e convergindo.
A história da Casa dos Gerânios mescla a saga da família Boscardim em Curitiba e a criação de Santa Felicidade. O casarão representa o marco da chegada das primeiras 15 famílias italianas naquela localidade, por ser a primeira construção imponente, criada em 1880.
Neste contexto, um nome marca profundamente o imaginário deste povo imigrante: Bertilla Borcardin. A santa italiana (nome de Rua em Curitiba – Santa Felicidade), que depois inspira o nome de batismo de uma brasileira descendente de uma das família fundadoras do bairro.
O Projeto ‘Coleção de Livros Casa dos Gerâneos’ é de autoria de Paulo Cezar Pereira e a sua realização foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Paraná (PROFICE), com patrocínio das Lojas Havan. O projeto encontra-se em fase de execução.
Patrocinadores
Curadoria
Realização
O Projeto ‘Coleção de Livros Casa dos Gerâneos’ é de autoria de Paulo Cezar Pereira e a sua realização foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Paraná (PROFICE), com patrocínio das Lojas Havan.