MENU

Projeto Santa Bertilla Boscardin, da Itália ao Brasil

Patrimônio imaterial, símbolo da fé e da ligação cultural, histórica e social entre italianos e brasileiros, em 2022 uma grande data será celebrada pelos dois povos: o centenário de morte da Santa Bertilla Boscardin, a ser comemorado em 20 de outubro, data que também marca o dia da Santa.

Quem foi a Santa Bertilla?

Anna Francesca Boscardin nasceu em uma família humilde de camponeses de Brendola, na Itália, em 06 de outubro de 1888. Desde cedo, trabalhou na lavoura e realizava serviços domésticos para outras famílias da cidade.

Sempre muito religiosa, aos 16 anos ingressou na Congregação das Mestras de Santa Dorothea, Filhas do Sagrado Coração, em Vicenza. Nos primeiros anos de convento, trabalhava como cozinheira e estudava enfermagem. Quando fez seus votos religiosos, assumiu o nome de Irmã Maria Bertilla.

Quando concluiu seus estudos de enfermagem, passou a atuar como enfermeira no hospital da cidade de Treviso. Como enfermeira, era dedicada, caridosa e misericordiosa e atendeu inúmeras vítimas de confrontos da 1° Guerra Mundial. Aos seus pacientes terminais, levava palavras de amor, conforto e fé, aliviando a aflição que sentiam. Seu trabalho no hospital levou a conversão à fé católica de muitos pacientes.

Aos 22 anos foi diagnosticada com um câncer e passou por cirurgia e tratamentos. A experiência a tornou ainda mais sensível e compreensiva com seus pacientes, solidificando a sua missão de levar alento e conforto àqueles sofriam. Bertilla sofreu durante 12 anos com o câncer, mas até onde pôde, não permitiu que a doença se colocasse como empecilho ao seu trabalho no hospital. Ela faleceu em 1922, aos 34 anos de idade, em decorrência da doença.

Tornou-se símbolo da caridade cristã e intercessora daqueles que lutam contra o câncer, sendo o seu túmulo um local de oração e pedidos de intercessão, muitos atendidos. Os relatos de intercessão levaram a sua beatificação, em 1952 pelo Papa Pio XII e, posteriormente, a sua canonização em 1961 pelo Papa João XXIII.

Santa Bertilla Boscardin, patrimônio cultural da Itália ao Brasil

A imigração italiana no Brasil é notória, intervindo diretamente no “ethos” nacional, mais ainda nos estados da federação. No Paraná, diversas colônias foram fundadas. Dentre as mais importantes está Santa Felicidade, em Curitiba, que em quase um século e meio, tornou-se um ambiente urbano identificado por sua origem, mas que no presente comporta o conjunto patrimonial cultural pleno, material e imaterial, deste movimento humano.

Em 2020, a imigração italiana no bairro Santa Felicidade celebra seus 142 anos, marcando definitivamente as relações de ligação entre os povos europeus e americanos, brasileiros e italianos. Esta ponte étnica está marcada em nosso cotidiano, na lingua, tradições, genealogias e na paisagem cultural, marcada pela arquitetura típica do imigrante italiano.

A família Boscardin foi uma das pioneiras, ainda no século 19, trazendo seu jeito de ser e seus atributos produtivos, introduzindo os moinhos mecânicos para moagem de produtos, especialmente a farinha de milho branco, cujas sementes vieram com eles no navio, da Itália para o Brasil. Depois, o nome da família foi novamente resgatado como símbolo da fé compartilhada entre a Itália e os imigrantes de Santa Felicidade, por meio da devoção à Santa Bertilla. Em 2021, foi celebrado os 60 anos da chegada da imagem de Santa Bertilla à Paróquia de Santa Felicidade. A devoção e fé levou ao compartilhamento de uma série de celebrações e manifestações populares que ocorrem no bairro Curitibano e também em Vicenza, na Itália.

PRONAC 205131

Projeto Santa Bertilla Boscardin, da Itália ao Brasil

O projeto pretende exaltar, registrar e difundir o patrimônio cultural e social mútuo entre Brasil e Itália, estabelecido por meio de celebrações e manifestações populares em homenagem a Santa Bertilla Boscardin, que ocorrem no Paraná, Rio Grande do Sul e na cidade italiana de Vicenza.

Com a captação em andamento, o projeto já tem sua execução garantida, mas ainda busca novos patrocinadores, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, para realizar todos as ações previstas.

Produtos culturais

  • LIVRO histórico sobre o patrimônio cultural mútuo da Santa Bertilla Boscardin na Itália e no Brasil, com tiragem de 3.000 exemplares;
  • DOCUMENTÁRIO média-metragem(até 60 min) em plataforma online e alcançar até 10.000 visualizações;
  • TOUR HISTÓRICO E EDUCATIVO (contrapartida social) pelo bairro de Santa Felicidade, abordando a imigração italiana do século XIX, atendendo até 1.000 estudantes e professores da rede pública de ensino.

Contrapartida aos Patrocinadores 

  • LIVROS: cota especial para distribuição do patrocinador;
  • TOUR: realização exclusiva para grupos indicados pelo patrocinador;
  • MÍDIAS SOCIAIS: interação e criação de postagens dirigidas;
    POSICIONAMENTO da empresa como
  • PARCEIRA da preservação da história do Paraná.

Captação

Fábio André Chedid

(41) 9 9916-4804
fabio@nmconhecimento.com.br

Patrocinadores

Realização