A Casa dos Gerânios é um símbolo fundamental para Curitiba, que representa arquitetura do imigrante italiano em essência, sendo guardiã de uma parte importante da história da cidade e das memórias familiares e comunitárias.
Na paisagem, sua implantação e a relação com o entorno sofreram poucas transformações e a presença do edifício marca o início da presença italiana no contexto da imigração italiana no local.
Ainda é o “natural e verdadeiro portal do bairro” de Santa Felicidade.
A Casa Dos Gerânios
O edifício é protegido pela legislação municipal, sendo cadastrado no Inventário de Bens Imóveis do Patrimônio Cultural do Município de Curitiba (Decreto nº 2.044/2012), considerado como Unidade de Interesse de Preservação.
Construída no final do século XIX, foi a primeira edificação imponente do bairro de Santa Felicidade e está ligada a chegada das primeiras 15 famílias italianas na localidade. O edifício foi o local de moradia e trabalho da Família Boscardin, servindo de residência de gerações e agregando, com o edifício do Moinho Boscardin, a função da moagem e venda do fubá de milho.
Projeto:
Casa dos Gerânios: projeto de restauração do edifício e das pinturas parietais
Abaixo, conheça a publicação Minha Casa é Patrimônio – caderno explicativo do patrimônio cultural edificado de Curitiba, realização do projeto:
A empresa Inspire-C Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural realiza o projeto cultural Casa dos Gerânios: projeto de restauração do edifício e das pinturas parietais como fruto de uma trajetória de experiências na elaboração de projetos e acompanhamento de execução de obras de restauro. O projeto foi viabilizado através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.
O processo de preservação do edifício é permeado de tentativas de restauração e preparação para o seu uso, frustradas pelo histórico de alagamentos provenientes do encontro dos rios Uvu e Cascatinha, contíguo a propriedade, que atingiram diretamente a casa, alagando o pavimento térreo em diversas ocasiões. Após uma década de ausência de uso do imóvel, por receio de novos eventos pluviais, e de reformas aleatórias, em 2019, iniciou-se o processo de definição de intervenções e a execução de obra de conservação, coordenados pela arquiteta Letícia Nardi, dirigente da Inspire-C, buscando garantir que o edifício não se deteriorasse mais.
Esses esforços iniciais têm foram fundamentais para a conservação do edifício, porém, compreendeu-se que para a efetiva preservação e valorização da Casa dos Gerânios como um patrimônio cultural curitibano era necessário avançar no processo de conhecimento sobre o edifício, sua história, características arquitetônicas entre outros aspectos que fundamentem propostas de restauração e adequação ao uso de forma a respeitar e valorizar o edifício.
Assim, restaram indefinições sobre alguns elementos arquitetônicos, como a reabertura ou não de vãos antigos, a configuração da escada e a necessidade de outras intervenções de cunho estrutural para consolidação da cobertura e das alvenarias, a partir do monitoramento das lesões tratadas na obra de conservação. Durante a obra, também foram realizadas prospecções pictóricas e encontradas pinturas parietais artísticas em todos os cômodos do pavimento superior.
Tanto no caso dos elementos arquitetônicos quanto as intervenções sobre as pinturas parietais requerem um aprofundamento de prospecções e testes. Considerando que esses elementos agregam valor ao conjunto arquitetônico, referenciando técnicas construtivas antigas e o modo de viver do século XIX, o presente projeto propõe a oportunidade de embasar o processo de restauração do edifício, de maneira ampla, ancorando-o na legislação vigente e nas premissas da preservação arquitetônica.
Já em andamento, o projeto revelou uma série de pinturas parietais que estavam escondidas por camadas de tinta mais recentes. O escaneamento 3D e outros estudos necessários para a produção dos projetos de restauro também encontram-se em fase de realização.
Incentivo
Realização
‘Casa dos Gerânios: projeto de restauração do edifício e das pinturas parietais’ é realizado pela Inspire-C Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural e foi viabilizado através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.